quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Introduções de videojogos: DEADALUS e Robotica

Saudações a todos!

Vamos ver mais uma introdução de um jogo eletrônico. Hoje trata-se de um jogo exclusivo do Sega Saturn: Deadalus! Um dos primeiros jogos lançados para o console, em 24 de março de 1995, no Japão, também foi lançado nos mercados norte-americano e europeu, com os títulos Robotica e Robotica — Cybernation Revolt, respectivamente. Confiramos a seguir!

Clique aqui para ver a lista de reprodução no sítio do YouTube

Texto presente na quarta capa da caixa da versão japonesa do jogo:
O choque de velhas e novas verdades da "DEADALUS", fortaleza de controle central do governo
A cada vez que você joga, o mapa muda!?
Batalhas excitantes que se desenrolam em uma perspectiva 3D
Texto original da quarta capa, em japonês (Clique aqui para vê-lo)
政府せいふ中央ちゅうおう管理かんり要塞ようさい「ダイダロス」ふる真理しんりと、あらたな真理しんり激突げきとつ
トライするたびにマップが変化へんか!?
3D視点してんひろげられる興奮こうふんのバトル

Texto original da quarta capa, em japonês, romanizado (Clique aqui para vê-lo)
Seifu chūō kanri yōsai "Daidarosu" furuki shinri to, aratana shinri no gekitotsu
Torai suru tabi ni mappu ga henka!?
3D shiten de kurihirogerareru kōfun no batoru

Texto presente na quarta capa da caixa da versão norte-americana do jogo:
ROBOTICA
ENTRE NO MUNDO DE ROBOTICA…

Uma metrópole do século XXIX escravizada pelos brutais robôs fiscalizadores da estação espacial do governo do WSSS! Um mundo de gráficos futuristas reproduzidos em 3D e jogabilidade explosiva! Um mundo com música e efeitos sonoros de última geração e uma perspectiva de tiro em primeira pessoa! Um mundo onde sua organização clandestina fortemente armada fará qualquer coisa para destruir a estação espacial do WSSS! Um mundo onde canhões Vulcan e lasers brilhantes podem não ser suficientes…
Texto original da quarta capa, em inglês (Clique aqui para vê-lo)
ROBOTICA
ENTER THE WORLD OF ROBOTICA…

A 29th century metropolis enslaved by the brutal robot enforcers of the WSSS government space station! A world of futuristic 3-D rendered graphics and explosive game play! A world with next-generation music and sound FX, and a first-person shooting perspective! A world where your heavily armed underground organization will do anything to destroy the WSSS space station! A world where Vulcan cannons and blaze lasers just might not be enough…

Texto presente na quarta capa da caixa da versão europeia do jogo:
Entre em um mundo onde robôs infectados por vírus planejam dominar o mundo. Munido com armamento de silício de alta tecnologia, este arraso de 32-bit com mapeamento de textura o levará a uma aventura envolvente através de alguns dos ambientes virtuais mais incríveis de todos os tempos. Além disso, um mecanismo de jogo único significa que você obtém um jogo diferente a cada vez!

Robotica é uma aventura de ação de ficção científica tridimensional que requer todas as suas habilidades de jogo na perspectiva em 'primeira pessoa'. Esgueire-se por corredores escuros e use suas armas e inteligência para atuar como um agente secreto contra o computador central de uma estação espacial fora de controle. Todos os níveis são calculados matematicamente para que, após cada reinício, você sempre se encontre em um mundo completamente redesenhado com cerca de 30 níveis!

Em um mundo onde robôs infectados por um vírus se revoltaram e decidiram conquistar o mundo, só você tem o poder de detê-los ! Munido de armas destrutivas de altíssima tecnologia, você entrará, com uma câmera subjetiva, em corredores escuros e opressivos por onde vagam robôs ameaçadores... O ambiente virtual futurista em 3D é suportado por uma atmosfera sonora de altíssima qualidade e uma animação rápida e fluida.

Toda a população da terra esqueceu a origem da existência do WSSS e principalmente a razão pela qual se criou a parte central da estação. Você é membro de uma organização terrorista equipada com um veículo Robotica e uma missão : destruir o WSSS!

Todos os habitantes da Terra esqueceram a razão de ser do WSSS, em particular, ninguém se lembra das razões pelas quais foi criado o núcleo central da estação espacial. Suba em seu veículo de combate Robotica e tente destruir o WSSS antes que seja tarde demais.

Todos na Terra parecem ter esquecido a razão da existência do WSSS e especialmente o porquê das partes centrais da estação serem criadas. Você joga como membro de uma força antiterrorista equipada com um veículo Robotica e sua missão é destruir o WSSS o mais rápido possível.

Todos na Terra esqueceram por que o WSSS existe e, acima de tudo, qual foi a razão para a montagem do cérebro da nave espacial. Você finge ser um dos terroristas, mas dirige um veículo Robotica, com a missão de destruir a nave espacial WSSS.
Texto original da quarta capa, em inglês, alemão, francês, espanhol, italiano, sueco e holandês (Clique aqui para vê-lo)
Enter a world where virus-stricken robots plan to take over the world. Armed with hi-tech silicon weaponry, this texture-mapped 32-bit blaster will take you on a gripping adventure through some of the most amazing virtual environments ever. Plus, a unique play engine means you get a different game every time!

Robotica ist ein dreidimensionales Science-Fiction Action-Abenteuer, das in der 'Ich'-Perspektive Ihr ganzes spielerisches Können erfordert. Schleichen Sie durch dunkle Gänge und nutzen Sie Ihre Waffen und den Verstand, um als Geheimagent gegen den Zentralcomputer einer außer Kontrolle geratenen Weltraumstation anzutreten. Sämtliche Level sind mathematisch berechnet, so daß Sie sich nach jedem Neustart immer in einer komplett neu gestalteten Welt mit knapp 30 Levels wiederfinden!

Dans un monde où les robots atteints par un virus se sont révoltès et ont décidè de conquérir le monde, vous seul avez le pouvoir de les stopper ! Muni d'armes destructrices de très haute technologie, vous allez pénètrer en caméra subjective dans des corridors sombres et oppresants où des robots menaçants rôdent... L'environnement virtuel futuriste en 3D est soutenu par une ambiance sonore de très grande qualité et une animation rapide et fluide.

Toda la población de la tierra ha olvidado el origen de la existencia de WSSS y en especial la razón por la que se creó la parte central de la estación. Tu eres miembro de una organización terrorista equipada con un vehículo Robotica y una misión : ¡destruir al WSSS!

Tutti gli abitanti della Terra si sono dimenticati la ragione d'essere della WSSS, in particolare nessuno si ricorda i motivi per i quali era stato creato il nucleo centrale della stazione spaziale. Sali sul tuo mezzo da combattimento Robotica e tenta di distruggere il WSSS prima che sia troppo tardi.

Alla på Jorden verkar ha glömt anledningen till WSSS existens och speciellt varför de centrala delarna av stationen var skapade. Du spelar som en medlem av en antiterroriststyrka utrustad med en Robotica-farkost, ditt uppdrag är att förinta WSSS så fort som möjligt.

Iedereen op aarde is vergeten waarom de WSSS bestaat en vooral wat de reden is geweest voor het opzetten van het brein van het ruimteschip. Je doet je voor als één van de terroristen maar je rijdt rond in een Robotica voertuig, met de missie het ruimteschip WSSS te vernietigen.

Não sei se vocês notaram, mas o título do jogo japonês contêm um erro (ou não, se foi proposital)! "Deadalus" é o título em japonês, que deveria ser "Daedalus", a grafia em língua inglesa do nome Dédalo, personagem da mitologia grega.
Além disso, outra coisa curiosa é o texto da caixa europeia do jogo. Comumente a embalagem dos jogos europeus possuem o mesmo texto traduzido em diversos idiomas, porém, nesse caso, eles são diferentes entre si, alterando até mesmo a história! Mencionando um exemplo, temos a descrição em espanhol, citando que você é um terrorista (o que faz parte da história original e é citado na abertura), mas o trecho em sueco diz que você faz parte de uma "força antiterrorista" e o trecho em holandês diz que você finge ser um terrorista! Ficou confuso, não é?

Bem, ficaram curiosos? Pela descrição das caixas, vocês gostariam de jogá-lo?
Fiquem à vontade para expressarem sua opinião e até a próxima!

Referências:
Texto:
ソフトウェア一覧(セガ発売) | セガサターン | セガハード大百科 | セガ (em língua japonesa);
Robotica: Cybernation Revolt - Informações sobre o jogo no sítio Sega Retro (em língua inglesa);
Robotica for SEGA Saturn (1995) - MobyGames - Informações sobre o jogo no sítio MobyGames (em língua inglesa).


Informações legais

© 1995 Micronet Co., Ltd. Todas as imagens do jogo eletrônico reproduzidas aqui são propriedade de seus respectivos donos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comente! Seja cortês!
Não importa o tempo dessa entrada, se você tiver um pensamento que deseja compartilhar, faça-o escrevendo sua mensagem aqui! Além de ficarmos felizes com a expressão dos leitores, gostamos de saber o que pensam!